• as últimas do twitter

  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 139 outros seguidores

A complexa formatura

A formatura é um evento complexo, pois demanda muita roupa, principalmente se você está formando, é parente ou amigo íntimo do formando, logo terá que ir a todas solenidades.


Quais são as solenidades principais?

– Missa ou culto ecumênico
– colação de grau
– baile

Vou fazer por partes, com uma maquiagem e cabelo para cada ocasião e vou comentar algumas coisas bem interessantes (de gente que já passou por este processo).

Missa

Para a missa, roupas mais leves e alegres, estampas são bem vidas. Cuidado com o comprimento, afinal a cerimônia é em uma igreja ou templo, e não em uma boate! Um salto é bem vindo, vale até aquele de madeira. (madeira, não cortiça!)

A maquiagem deve ser mais leve, mais suave. Um pouco de cor nos olhos ou lábios, ou o básico mesmo, marronzinho básico.

Colação de grau

A colação de grau tem uma distinção, para quem forma e para quem vai assistir.

Quando me formei, o cerimonial indicou que usassemos roupas pretas, calça e camiseta ou vestido curto, e sapatos pretos, para não interferir na beca (que é preta).

Alguns cerimoniais não exigem que vá de preto, mas orientam a não usar longo, para não acontecer acidentes, como quedas. Assim como o salto, se não tem hábito, melhor optar por um sapato baixo, pois junta a falta de treino + emoção é queda na certa!

Então vestidos mais curtos, um pouco acima dos joelhos e bastante fresquinhos. A beca esquenta muito e geralmente nos locais onde as colações acontecem são fechados, muita gente, e muito calor, portanto as dicas destes vestidos servem para os convidados também!

A maquiagem pode ser mais pesada, mas nem tanto. Evite glitter e coisas que ganham vida e se aderem a outras pessoas, imagine o paraninfo super chique de terno e glitter, vão pensar que ele tem vida dupla (rs).

BAILE
O baile é o ponto máximo da formatura. Requer uma roupa mais alinhada, mais caprichada. Acessórios e maquiagem idem. Caso não seja adepta ao longo, o curto também vai bem, mas geralmente as formandas vão de longo (mais glamour sabe? rs)

Eu prefiro vestidos mais secos, com detalhes como decotes diferentes, ou cores inusitadas. Brocados, paetês eu passo, pois são muito marcantes. Penso sempre que uma peça mais simples pode ganhar força com acessórios poderosos e assim, sendo usados em outras ocasiões, com outros acessórios (que podem ser comprados aos montes, visto que são mais baratos que vestidos de festa)

A maquiagem pode ser mais pasada, é ideal que passe um primer (para segurar base, sombra e batom), uma base de boa cobertura, que aguente um calor, danças loucas e muita emoção. A minha tendência é focar nos olhos, mas um batom lindo vermelhão também cai bem (desde que seja bem passado)

Anúncios

2 Respostas

  1. Muito bom o post! Adorei a make lilás e os vestidinhos para a missa. Beijos

  2. acho que é um dos eventos onde há mais gente cafona por metro quadrado. no baile da minha formatura tinha menina até de coroa na cabeça !!! bjos !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: